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Vou listar as principais áreas de atuação com foco em designer gráfico e voltado para iniciantes, aqui a ideia é que você defina sua área de atuação principal e que já comece a pensar em áreas secundarias pois você certamente ira precisar.
Como o nome já diz é um designer com foco em redes sociais, o principal meio de atuação , mas não único é a criação de artes para o Instagram , alguns oferecem até o serviço de gerenciamento do perfil, seguem as principais vantagens:
Exige bem menos conhecimento técnico sendo possível até mesmo você trabalhar exclusivamente pelo celular, um dos APP mais utilizados é o Canva.
Possibilidade de contratos mensais ou seja você pode conseguir clientes fixos.
Seguem as principais desvantagens:
Por ser simples de começar existe uma concorrência simplesmente absurda, sendo que a maioria trabalha com preços baixo e qualidade que beira ao ridículo, por conta disso é complicado conseguir clientes.
Apesar de poder trabalhar com aplicativo de celular nem tudo é vantagem pois os mesmos apresentam uma serie de limitações.
Devido ao enorme número de profissionais ruins e a falta de resultados decorrente disso esse tipo de profissional costuma ser mal visto e desvalorizado por muitas empresas.
Se deseja estudar e se aperfeiçoar neste seguimento o primeiro passo é utilizar um computador, recomendo que trabalhe com o Photoshop, após dominar o programa busque programas edição de vídeos e um programa vetorial como o Illustrator e Corel, segue uma lista das principais redes sociais em que você pode atuar:
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O designer de identidade visual é o profissional responsável pela criação e desenvolvimento da identidade visual de uma empresa, organização ou marca. Isso inclui a criação de um logotipo, paleta de cores, tipografia, estilo gráfico e outros elementos visuais que irão ajudar a criar uma identidade única e memorável para o cliente.
Muito cuidado aqui, vejo uma quantidade absurdas de pessoas apresentando um conjunto de logos com cores e formas diferentes como se fosse uma identidade visual, entenda:
A ideia principal de uma identidade visual é fixar e relacionar a marca a um conjunto de valores no subconsciente dos clientes, logo como isso será possível com vários logos diferentes, onde cada uma transite algo diferente? simplesmente não faz sentido algum.
Paleta de cores, todos sabemos (ou deveriam saber) que as cores transmitem sentimentos e sensações e não falta material falando sobre isso, mas cuidado primeiramente recomendo que evite utilizar o circulo cromático ele apresenta péssimos resultados e uma outra dica é tenha em mente que muitas vezes o seguimento da marca exige cores especificas ainda que estas não estejam alinhadas com seus estudos cobre teoria das cores, neste caso sempre dê prioridade as cores do seguimento.
Tipografia a regra é clara, a fonte tem que transmitir claramente os valores da marca.
Toda identidade visual deve conter o logo em versões monocromáticas (Preta e Branca).
O logo deve ser feita em Vetor e enviada no formato (EPS), além dos demais formatos.
O conjunto de arquivos e definições tem que ser pensado e criado para atender cada demanda especifica de aplicação.
É necessário um manual explicando a aplicação correta (ilustrado).
Empresas e comercios de pequeno porte geralmente não precisam de uma identidade visual completa, nesse caso recomendo vender apenas o logo (com versões em JPG,PDF e PNG), atenção se deseja facilitar a vida do cliente evite utilizar gradientes e crie a logo o mais simétrica possível.
Agora você já deve ter percebido que Identidade Visual é algo complexo e trabalhoso e é algo que costuma custar um bom dinheiro para empresas, logo não tem muito espaço par começar por aqui, então a dica que dou é comece fazendo apenas logotipos, mas se prepare para uma concorrência altíssima e uma legião de clientes que querem apenas uma imagem qualquer para colocarem na fachada de seus comercios.
OBS: Para este segmento um computador é indispensável e estudar muito também.
OBS: Não trabalhe com o Canva, os clientes exigirão edições e recursos que se mostrarão trabalhosos e demorados, coisa que você faz em poucos minutos no PC e logos prontas e genéricas podem gerar problemas jurídico.
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Designers de marketing e publicidade: Os designers de marketing e publicidade são responsáveis pelo desenvolvimento de materiais de marketing e publicidade, como anúncios, brochuras, folhetos, panfletos e sites. Eles trabalham com clientes para entender suas necessidades e objetivos, e então criam materiais que são eficazes para alcançar seu público-alvo.