Como um designer gráfico consegue clientes ?!

Eu basicamente testei todas as formas possíveis que encontrei na internet e após alguns anos encontrei uma forma de conseguir clientes, inclusive escrever este artigos como este é uma forma de conseguir clientes a longo prazo, se precisa de algo a curto prazo este não é o caminho, no texto que segue a baixo você verá mais coisas que tentei e falharam do que as que deram certo, mas é importante para economizar tempo.  

Existe um método rápido e fácil ? 

A resposta para está pergunta é não, o que não falta são promessas falsas, mentiras e até mesmo golpes. então recomendo fortemente que evite :


(a maioria das pessoas que falam isso estão vendendo cursos, estes não ajudarão você em nada)


(Não é que estes termos não existam ou sejam falsos, mas pessoas que os utilizam o tempo todo costumam não ter conhecimento real ou prático e ensinam técnicas que são voltadas para grandes empresas e que são totalmente ineficientes para alguém que está começando ou até para quem já tem 10 anos no mercado)


(eles não mentem e falam realmente o que você tem que fazer, mas não ajudam em absolutamente nada já que não falam como fazer)

Lista sobre como conseguir clientes

"A maioria dos itens citados aqui você encontrará em outros artigos, mas leia porque eu vou explicar como fazer cada coisa e como elas funcionam"

Defina seu público alvo 

Se está lendo este artigo imagino que você não tenha uma grande agencia de marketing ou design, sim este tópico foi escrito par profissionais iniciantes ou que desejem melhorar o número de clientes, dito isto entenda que você não é uma estrela no seu segmento independe do quão bom você seja, porque o que vai definir seu publico alvo inicial será sua reputação e sua "aparência profissional". 

Você não é obrigado a trabalhar em apenas um segmento, na verdade o ideal é que você trabalhe com vários, mas você precisa definir um segmento principal, porque ser especialista em um segmento é o que vai te proporcionar um rendimento maior no futuro e os melhores clientes, mas entenda se está começando você não pode se dar ao luxo de perder trabalhos simples em qualquer segmento que seja. 

Muitas vezes seu poder de escolher o publico alvo é limitado pelas suas habilidades técnicas ou até mesmo de conhecimento da área, se você trabalha apenas com o Canva você não poderá focar em clientes que buscam um trabalho exclusivo ou que desejem coisas mais complexas, se você não tem competência não foque em trabalhos e clientes exigentes, você muito provavelmente será ignorado por eles e mesmo se conseguir o trabalho terá problemas.   

Todos os cursos de design que encontrei ensinam como trabalhar para grandes empresas e ganhar muito dinheiro, mas essas empresas quase sempre buscam grandes agencias, então pense em um publico alvo mais modesto, se está começando o publico provavelmente será da sua cidade, defina seu publico alvo penando nisso, se a empresa é grade ela geralmente ela contrata um profissional (presencial) ou um agencia, quando contrata um freelancer geralmente é por indicação. 

Você não deve focar seu publico alvo em certos nichos, em especial aqueles que possuem grande potencial para complicações, vou citar 2 exemplos: Advogados e Profissionais de salões de cachos.  Se deseja focar em nichos recomendo que teste um novo nincho a cada 20 dias que é o tempo mínimo para conseguir algum resultado relevante, continue trocando até encontrar um bom, nesse período não negligencie os demais trabalhos. 

Defina um segmento principal, mas atue no máximo possível, foque em um publico que você tenha habilidades suficientes para atender, não escolha logo no inicio grandes empresas como publico alvo e se deseja trabalhar com ninchos, não fique preso em um que você está comprovando que não traz bons resultdos.  

Entenda como o mundo funciona 

Muita gente já tentou todas as estratégias que dizem funcionar e não obtiveram resultado algum ou muito inferior ao desejado, vou citar métodos e complicações de cada um, sendo que sim podem ser contornados, mas sempre com gasto de tempo e energia então escolha com sabedoria, leve em conta que quase sempre vale mais focar em um único método de divulgação do que em vários e apenas quando este estiver forte você pode partir para outro. 

São sites onde ocorre um leilão de ofertas e o cliente escolhe a que mais lhe agrada, acredito que a maioria das pessoas já tentou utilizar algum deles, alguns dos mais famosos são GetNinjas, Workana e 99Freelas. Esse tipo de plataforma parece oferecer trabalhos rapidamente e sem custo, mas é justamente o contrário elas dão resultados a médio e longo prazo e você terá que pagar. 

Segue abaixo um link onde falo mal destas plataformas e explico como funciona para ser possível conseguir sobreviver nelas.

Preço baixo atraí clientes, mas tenha em mente alguns pontos o primeiro é que mesmo que tenha o preço mais baixo do mercado não vai conseguir muitos clientes sem uma propaganda que chegue em muitas pessoas, preço baixo atraí clientes muito mais exigentes e as exigências serão aleatórias sem nenhuma relação com desempenho ou qualidade, estes clientes também exigirão descontos ainda maiores e são propensos a criarem problemas, dito isto, escolha o preço baixo, mas com cuidado. 

Se está trabalhando com micro e pequenas empresas ou profissionais autônomos tenha em mente que seu conhecimento sobre design e sua experiência provavelmente não contam muito, ofereça trabalhos que eles querem e não o que eles precisam e se a ideia foi dele não questione ou sugira mudanças, assim conseguira mais clientes e evitará a perca do cliente, mas não esqueça de limitar o número de alterações e não ofereça várias opções de arte, pode não fazer muito sentido para você, mas vai aumentar a aprovação e satisfação de seus clientes. 

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa qualidade, preço e agilidade não são os itens mais importantes para conseguir clientes, o que realmente importa é a quantidade de pessoas as quais terão contato com sua oferta (de forma orgânica, nunca em uma oferta direta), a forma que você vai apresentar o serviço e a sua reputação. 

Você encontrará uma quantidade absurda de mentiras em redes sociais, grupos e sites e estás mentiras tendem a gerar problemas em relação a sua confiança, perspectivas irreais e principalmente estratégia de erradas e repetitivas de como conseguir clientes segue a lista das mentiras mais comuns. 









Ao ler isso espero que tenha entendido que seus problemas em conseguir clientes são enfrentados por todos e apenas alguns poucos conseguem superar, o restante se esconde atrás de mentiras e truques que muitas vezes acaba por desmotivar os iniciantes ou cria um mundo que não existe. 

Crie seu portfólio 

Todo mundo fala que você deve criar um portfólio e estão correto, é simplesmente indispensável e tenha em mente que se fizer mal feito vai perder clientes ou talvez não conseguirá sequer o primeiro trabalho, então é vital ter um bom portfolio segue algumas dicas:   

Você precisa mostrar domínio e autoridade em algo para poder ser contratado, então é muito mais fácil você conseguir isso em um único segmento do que em vários.   

Muitos clientes enfrentam dificuldades em entender ou acessar outras plataformas, sem falar que a longo prazo você pode conseguir clientes de forma orgânica. Recomendo que seu primeiro portfólio seja nesta plataforma.  

Não informe que os trabalhos são de estudos, ninguém quer contratar um novato, não coloque trabalhos feitos a partir de tutoriais, não coloque artes do Canva, não coloque replicas de marcas famosas ou trabalhos com a logo delas e não coloque artes pessoais. 

Crie trabalhos para empresas locais, após concluído você pode doar o trabalho para a empresa, se eles não quiserem mude o nome e adicione no portfólio, se eles pedirem alterações cobre (nunca faça de graça estas alterações, você já está doando a arte) e não forneça o arquivo aberto de forma gratuita.

De forma alguma coloque fotos ou vídeos pessoais, isso torna seu portfólio amador se deseja uma estratégia de marketing humanizada faça separada, ainda assim recomendo evitar humanização neste segmento, geralmente agrega problemas e não valor. 

Coloque seus trabalhos, mas não esqueça de adicionar mockup de apresentação e aplicação, além de dar volume caso tenha poucos trabalhos dá a ideia de algo real e não apenas de material publicitário.  

Atualmente a maioria dos portfólios que vejo é mais voltado para outros profissionais do que para o cliente, crie sempre pensando no cliente mesmo que seja preciso sacrificar beleza e organização.

Canais de divulgação

Aqui vou listar os canais de divulgação mais comuns explicar como funciona e a previsão de retorno de cada um, ainda que você tenha tentado todos vale a pena ler porque cito detalhes para conseguir resultados. 

Plataforma para portfólios, porém é um canal de divulgação também já que potenciais clientes podem te encontrar diretamente por ele, Não espere grandes resultados aqui, mas se você tiver um trabalho de alto nível pode conseguir algum cliente a médio e longo prazo.

Nunca consegui resultado algum nesta plataforma, mas não custa nada dar uma olhada. 

Tem algumas formas de usar, o marketplace bloqueia a maioria dos anúncios, mas se conseguir anunciar gera resultados, grupos de designers tem uma concorrência absurda, mas já consegui alguns trabalhos, criação de páginas até o momento não me deu resultados, recomendo divulgar seu trabalho as vezes no perfil pessoal para que seus conhecidos estejam ciente do que você faz, talvez recomendem. 

Utilizo duas contas, uma para todos os trabalhos e seguidores e a outra apenas como portfólio, demorou bastante para ter resultados, mas com o passar do tempo comecei a ter bastante retorno de clientes que já haviam realizado trabalhos comigo e ao ver uma postagem me procuraram novamente, além disso serve de portfólio e gera captação orgânica de clientes, apesar de lenta. 

Não tenho experiência com estas plataformas, mas adianto que vai custar um bom dinheiro para conseguir resultados, e leve em conta que precisará estudar antes o funcionamento e a segmentação dos anúncios e por ultimo você terá que ter um dinheiro sobrando para testar e ir alterando conforme os resultados. Atualmente os cliques nestas plataformas estão extremamente disputados, não recomendo para iniciantes.   

É lento e trabalhoso, vai exigir investimento e pesquisa se quiser trafego orgânico, sem falar em muito estudo, mas aqui vai a dica: Não utilize o site para captação de clientes e sim para melhorar seu atendimento criando portfólio nele e vários recursos para melhorar seu atendimento como um bom local para contrato, depoimento, material informativo, centralizar suas redes sociais ...  

É um material interessante, mas se você sair apenas distribuído estará jogando tempo e dinheiro fora, esse material deve ser entrega quando alguém pergunta o que você faz ou solicita seu contato ou ainda quando deseja ver os seus trabalhos, invista em pequenas tiragem e se possível em qualidade.

Pessoas e empresas tendem a recusar prontamente ofertas de produtos e serviços ofertadas a elas diretamente, então aqui você terá que utilizar a criatividade e buscar um jeito de mostrar seu trabalho sem oferecer, ou simplesmente desista dessa ideia. 

Será desafiador conseguir um influencer nesse segmento e se conseguir em outro provavelmente o resultado será nulo, não costuma valer o esforço, mas se você acham algum que tenha um nincho compativel, talvez deva tentar. 

Não costuma gerar resultados e causa banimento de plataformas. 

Não costuma gerar resultados de forma direta, mas se você criar um canal famoso pode incluir sua divulgação nele. 

 A melhor forma de conseguir clientes

"A melhor forma de conseguir clientes rapidamente sem dúvidas é criar a necessidade"

Se deseja vender um logotipo faça com que o cliente precise de um, exemplo venda material gráfico, panfletos, cartões de visitas, banners, assim o cliente além do logotipo vai precisar da arte.

Se você oferecer a confecção de cardápios o cliente precisará da arte, se você cria sites geralmente vai precisar da identidade visual da empresa e por aí vai, está foi de longe a forma mais eficiente que encontrei para conseguir clientes. 

Mesmo você criando a sua demanda, você não pode negligenciar ou abandonar outras formas de conseguir clientes citadas neste artigo, ainda que não sejam tão eficientes somadas dão resultados bem significativos.